ACESSIBILIDADE
Alt+0

ACESSIBILIDADE

Para navegação via teclado, utilize a combinação de teclas conforme o modelo abaixo:
Alt +  [ de atalho]

Atalhos de navegação:

Atalhos para contraste do site:


Tamanho da fonte:

×fechar
publicado em 24 de Junho de 2025

Apiacá promove dois dias de Encontro Ambiental

Etapa de preparação envolveu alunos da escola Maria de Lourdes

Coleta de resíduos, debates e plantio de árvores fazem parte do 1º Encontro Ambiental de Apiacá, que a prefeitura promove nesta quinta (26) e sexta (27). A programação ocorre pela manhã.

O primeiro dia tem abertura oficial, às 8h, e palestras, no auditório do Ministério Público, no bairro Boa Vista. Na sexta (27), o destaque é a caminhada ecológica com estudantes e moradores.

De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, alguns desses jovens fazem parte do projeto de formação de agentes ambientais mirins.

Uma das etapas de formação, com foco no evento, ocorreu na segunda-feira (23): uma mobilização com alunos da escola municipal Maria de Lourdes, que assistiram palestra com Mauricio Zanon, extensionista rural da Emater-Rio e ex-secretário de Meio Ambiente e Agricultura de Bom Jesus do Itabapoana.

Ele passou dados sobre reciclagem e detalhou a experiência com resíduos sólidos naquele município, como os procedimentos de organização, capacitação e estímulo a catadores na formação de cooperativa.

Arborização e coleta

As ações práticas da sexta-feira incluem o plantio de duas mudas: uma de pau-brasil, perto do ginásio do bairro José Henriques (Casinhas), e uma de ipê, em frente ao posto de saúde central, ao lado da delegacia da Polícia Civil.

Também haverá coleta de recicláveis feita pelos próprios estudantes, que visitarão casa por casa recolhendo papel, metal, plástico, óleo usado (em garrafa PET) e lixo eletrônico.

Ao longo da semana, eles distribuem as sacolas de coleta no mesmo trajeto: as ruas Sebastião Rangel, Algemiro Vargas, Leopoldo Gomes e Augusto Cesário e avenida Jerônimo Monteiro.

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Alberto Prucoli de Miranda, o envolvimento das escolas é parte essencial do trabalho. “A gente precisa envolver as crianças e toda a comunidade. Pequenas atitudes hoje podem significar grandes mudanças no futuro”, destacou.


Participe!

Quinta-feira (26)

Auditório do Ministério Público (Bairro Boa Vista)

8h – Abertura oficial

8h30 – Palestra: Importância da preservação das águas e do reflorestamento – Ester Sabino Santos (Seama)

9h30 – Coffee break

10h – Palestra: Mudanças climáticas e ações de mitigação – Jamile Laquini (empresa MV)

11h – Rodada de perguntas


Sexta-feira (27)

Caminhada pelas ruas da cidade

8h30 – Concentração em frente ao ginásio do bairro José Henriques (Casinhas)

9h – Plantio de pau-brasil em frente à unidade de saúde do bairro

9h30 – Caminhada ecológica com coleta de resíduos

10h – Plantio de ipê na Rua Augusto Cesário

10h30 – Caminhada final e entrega simbólica dos resíduos no coreto